26/02/2015

Carro elétrico é emissão zero de CO2

Sou um apreciador do ar mais puro, por isso este táxi me chamou atenção. Um carro que anda o dia todo no trânsito da cidade grande e não emite poluentes. Na rua desde março de 2013, só agora vi o primeiro dos 25 que andam por aí.

Pelo que andei pesquisando sobre este táxi elétrico, os dois primeiros chegaram às ruas do Rio há exatos dois anos. São 10 veículos como esse em São Paulo e 15 no Rio de Janeiro. Não é muito, eu sei, mas já dá para sonhar com um futuro em que o ar esteja bem menos poluído, mesmo que não seja aqui no Brasil, pois um carro como esse custaria muito mais de R$100 mil por aqui.

Carro elétrico versus outros combustíveis

Em contas rápidas através do Sustainable Carbon (http://www.webco2.com.br/), especialista no desenvolvimento de projetos de substituição de combustível, entre outras ações ambientais responsáveis, um Honda Fit 2013, com motor 1.6, movido a gasolina, emitiria 8,87 t CO2 se rodasse 50.000 km/ano. Se fosse com álcool/etanol, o mesmo modelo, no mesmo tempo e na mesma distância percorrida só emitiria 0,06 t CO2, ou seja, muito menos do que a gasolina. 

Porém, a emissão de CO2 do veículo elétrico é zero. Isso mesmo. Zero. Independente do modelo escolhido, já que o da foto é o Leaf, da Nissan, e o cálculo para outros combustíveis tenha sido realizado no Fit, da Honda, do mesmo ano de fabricação do primeiro.

Reduza sua emissão de CO2

Já vimos que trocar o tipo de combustível pode diminuir a emissão de CO2, mas também podemos tomar outras atitudes para cuidar do ar que respiramos. O uso de transporte coletivo é um deles. 

No trajeto de ida e volta para trabalhar todo dia, se a distância total percorrida de ônibus for de 50 km/dia, você emitirá 0,38 t CO2 por ano. Para reduzir isso, dê preferência, se possível, aos trens e metrô, que emitiriam 0,08t CO2 com a mesma distância no mesmo período.

Além disso, economia de luz, diminuição da geração de lixo e reciclagem também podem ajudar na redução da emissão de CO2. Não é só mudar os hábitos ou reduzir o consumo, é viver de forma consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário